O pianista, professor e compositor gaúcho Clodomiro Caspary iniciou o estudo de piano aos 9 anos. Sua prodigiosidade era tanta que aos 12 anos fazia sua estréia, em grande estilo, no Teatro do Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Em 1952, com Miklos Schalb, fez estudos de aperfeiçoamento no New England Conservatory of Music Boston (Mass). Mais tarde, em Viena, estudou também com Bruno Seidlhofer. Na mesma época e também na Áustria, na Akademie für Musik und Darstellende Kunst, estudou composição com Alfred Uhl e Erwin Ratz, esse último, aluno do consagrado Amold Schönberg. Datam desse período (1966) o início de suas pesquisas sobre música concreta (Estudos l e ll) e outros trabalhos de Caspary, onde utiliza o "piano preparado".

De volta ao Brasil o músico fundou, com outros professores, o "Centro Livre de Cultura" (CLC). Seus conhecimentos em música atonal originaram inúmeros convites para palestras e cursos ministrados ao longo de sua carreira. Há 19 anos atrás era publicado seu tratado sob o título "Serialismo lntegral - Parâmetros", o qual recebeu elogios da crítica internacional e, em particular, dos respeitados compositores e musicólogos Goffredo Petrassi, Maurício Kagel, Mario Lavista, Leonard Stein e Karlheinz-Stockhausen. Seu curta-metragem "Anagrama" foi contemplado na "Semana de Porto Alegre" pela trilha sonora inédita em efeitos especiais. Em 1992 duas obras de Clodomiro Caspary foram apresentadas em primeira audição nos Estados Unidos da América: "Móbile I" para piano, executada pela pianista Olinda Allessandrini em Houston (Texas) ; e em Los AngeIes (Califórnia) "Móbile ll" para piano e orquestra, tendo como solista o próprio compositor. "Móbile I" consta do CD gravado em 2000 pela pianista Cristina Capparelli (“Música latino-americana para piano").Recentemente, em Viena, na Hoch Schule für Musik, por ocasião do programa "Werke des 20 Jahrhunderts", a pianista Jiang Yang interpretou a "Toccata para piano", também de Caspary.

A contribuição artística do mestre, músico e compositor Clodomiro Caspary, além de obras para piano. expande-se para outras formações sonoras, onde se inclui obras para dois pianos, flauta e piano, quarteto de cordas, orquestra e até para música eletroacústica (sintetlzador).


 
 
Res© Copyright 2006, Clodomiro Caspary
sWebdesign by Webbureau
E-mail